Translate

quarta-feira, 20 de março de 2013

ZERO

O Grupo ZERO nasceu por volta de 1982 a partir do   grupo VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA que segundo seu band leader Guilherme Isnard resolveu criar um novo grupo e para isso teria que começar do ZERO. Nascia aí um grupo  que   misturava   poesia com musicalidade. Músicas mais conhecidas: Quimeras e Formosa. 

Formação: Rick Villas, Freddy Haiat, Guilherme Isnard, Eduardo Amarante, Malcolm Oaklev. 

DISCOGRAFIA: 

a) Compacto Herois






       

1) Herois
2) 100% Paixão

            Os solos de guitarra de 100% Paixão foram gravados e tocados ao contrário e a pancada seca e do som de uma batida em um extintor também tocado invertido.

b) Em 1985 lançaram o Lp  Passos no Escuro com seis músicas: 






1) Cada Fio um Sonho
2) Agora eu sei
3) Formosa
4) Os olhos Falam
5) Passos no escuro
6)Quero te contar

Formosa foi a música que fez mais sucesso, mas destaco, também,  O Olhos Falam, por sua excelente letra, Cada Fio um Sonho e Quero te Contar.

c) Em 1987 o segundo e último Carne Humana, com dez músicas: 









01) Algum vício
02) Quimeras
03) Linha da vida
04) Abuso de poder
05) Medo de voar
06) Carne humana
07) Seu planeta
08) Game over
09) Sem pudor
10) A luta e o prazer

Deste LP destacou-se Quimeras como o grande sucesso, mas eu destaco, ainda, Abuso de Poder, A Luta e o Prazer e Sem Pudor. A música Medo de voar foi feita para o filho do Guilherme Isnard. As músicas dos links devem ser renomeadas para WMA.


d) Zero Electro Acústico




CD de retorno da banda, gravado em 2001 pela Sony Music, com 15 faixas entre novas e regravações. A venda no site da Som Livre e nas lojas em geral.

01. Agora Eu Sei (eletro Acústico) 
02. Formosa 
03. Mentiras 
04. Carne Humana 
05. Heróis 
06. Me Solta! 
07. Algum Vício 
08. Quimeras 
09. Em Volta do Sol 
10. Dedicatória 
11. Os Olhos Falam 
12. Cada Fio um Sonho 
13. Passos No Escuro 
14. A Luta e o Prazer 
15. Agora Eu Sei (eletro)

e) Zero Obra Completa - EMI - 2003




01. Cada Fio um Sonho 
02. Agora Eu Sei 
03. Formosa 
04. Os Olhos Falam 
05. Passos no Escuro 
06. Quero Te Contar 
07. Algum Vício 
08. Quimeras 
09. Linha da Vida 
10. Abuso de Poder 
11. Medo de Voar 
12. Carne Humana 
13. Seu Planeta 
14. Game Over 
15. Sem Pudor 
16. A Luta e o Prazer 

f) Discos Promocionais da EMI: 

1) Em 1986 um Mini-LP Promocional com Legião Urbana, Plebe Rude, Kiko Zambianki e Zero com a música Formosa versão remix.

2) Em 1987 dois LPs Promocionais um com a música A LUTA E O PRAZER em ambos os lados;

3) Outro com a música Quimeras em ambos os lados:

g) Coletâneas: 

1) Em 1985 participaram do LP Intocáveis com a música Heróis:



2) Participam dos CDs Sucessos Inesquecíveis Pop  da EMI  e Rock Brasil  da Globo Disk, ambos de 1998, com a música Agora Eu Sei:

        

3) Participaram da coletânea Pop Rock para Sempre da Emi em 2001, com a música A Luta e o Prazer.




01. Você 
02. Aroma 
03. Erva Venenosa - Herva Doce 
04. Só Você - Vinícius Cantuária 
05. Primeiros Erros (chove) - Kiko Zambianchi 
06. Onde Estou 
07. Eu Só Quero Ser Feliz 
08. Menina de Família (safadinha) - Supla 
09. A Luta e o Prazer - Zero 
10. Beije-me Cowboy - Arte no Escuro
11. Palpite - Vanessa Rangel 
12. Revista de Mulher Pelada! 
13. Proibida pra Mim (grazon) - Charlie Brown Jr. 
14. Pula - Tihuana 

h) Demo Tape

1) Em 1985 lançaram uma fita demo "Herois de Hamelin" com Guilherme Isnard (vocal / alto sax), Fabio Golfetti (guitarra), Nelson Coelho (guitarra), Alberto Birger (baixo), Claudio Souza (bateria).

Com as seguintes músicas:

01) Os Olhos Falam 
02) Objetos do Desejo 
03) Heróis de Hamelin 
04) Cidade Maldita 
05) Dias Melhores 
06) 100% Paixão 
07) Caim e Abel 
08) Falar e Ouvir 
09) 100% Paixão (single) 
10) Heróis (single) 
11) Caim e Abel (May East's Indio) 
12) Zero 
13) Humanidade 
14) 15 Anos 
15) Fátima 
16) 3 Mistérios 
Informações Voice Print

i) CD Dias Melhores




1) Herois
2) 100% paixão
3) Caim e Abel
4) Os Olhos Falam
5) Objetos do Desejo
6) Horois de Hamelin
7) cidade Maldita
8) Dias Melhores
9) 15 Anos
10) Falar e Ouvir
11) Humanidade
12) Zero

j) HISTÓRIA

Conhecidos do grande público pelo hit "Agora Eu Sei", a grupo tem na verdade raízes mais fundas e uma história no underground paulistano 

        Em sua recente apresentação no concreto brasiliense, o Zero quase foi por terra. Um quebra-pau nos bastidores por pouco não levou a banda a embarcar num avião para o Rio de Janeiro a fim de discutir com a gravadora se continuavam ou paravam ali mesmo. E tudo começo porque faltou uma estante (aquele tripezinho para partituras) para o vocalista Guilherme Isnard colocar suas anotações ... Embora sejam comuns incidentes deste tipo. o melhor é esquece-los. Mesmo porque o Zero tem outros elementos que, juntos, tornam uma boa banda. A eles. então.
        Eduardo Amarante (guitarra) tem um passado mais que consistente. Ajudou a fundar, em 82. o Agentss e o Azul 29, verdadeiros pioneiros do pop eletrônico no Brasil. No Agentss, além de Edu, estavam Miguel Barella (o"Voluntário da Pátria") e a figura principal da banda: Kodiak Bachine, um performático gentman eletrônico. Na Azul 29, Thomas - "Miko", Thomas "Corone" e Malcolm completavam o time junto com Edu. Os dois grupos tiveram compactos gravados pela WEA em 83, que não saíram fiéis ao seu som. O Agentss editou, também, um compacto independente Ägentss/ Angra'', considerado fundamental na história do pop eletrônico nacional.
        No final de 85, (Guilherme convidou Eduardo para montar uma banda. Guilherme vinha da antiga formação do Zero e, antes, do Voluntários da Pátria. Em ambas ele assumia, também, o vocal. Mas o primeiro Zero não durou muito o que sobrou foi apenas um compacto: "Heróis'' / 100% Paixão''. Os ex-integrantes estão agora no Violeta de Outono Fábio e Cláudio, no Sotaque (Nilson) e Nau (Beto). Com a permissão destes, Guilherme ficou com a posse do nome Zero.
        Eduardo estava há oito meses sem pegar na guitarra mas, mesmo assim aceitou o convite de lsnard. Logo em seguida Fredd\ Haiat entrou em cena. Além de assumir os teclados. Freddy divide quatro das seis composições do mini-LP Passos No Escuro, ora com Rick Villas (baixo), ora com Eduardo e Guilherme. Tanto Freddy como Athos Costa (bateria) vieram de obscuras plagas - Degradée e Tan-Tan Club. ''Tínhamos um tesão incubado, mas nunca chegávamos ao orgasmo", explica Athos. Diz ainda que no Zero conseguiu encontrar a energia que faltava na sua ex-banda. Realmente, Athos é um dos responsáveis pela energia do grupo, onde segura uma boa cozinha.  

        Banda montada, começaram os delírio,. "A gente foi para o estúdio (de Eduardo) e começamos a trocar idéia sem ter idéia alguma'', explica o guitarrista. Estruturados e familiarizados um com o outro, partiram para a gravação de uma demo, enviada logo em seguida à Odeon. A gravadora adorou e colocou os rapazes em tempo relâmpago no estúdio - uma semana.  

        Ainda nessa época o Zero recebeu um convite para tocar no Paraná, onde, para surpresa geral. eram superconhecidos. Lá chegando. depararam-se com mais ou menos mil pessoas, todas tendo o logo do Zero estampado no peito. Explicação: era a ''festa da camiseta''. Mas a história não pára por aí. Depois do show, Eduardo desapareceu. Voltou só na manhã seguinte, cheio de presentes. . . E contou que tinha sido raptado por um malandro que queria comemorar o aniversário em sua ilustre companhia. Debaixo de um barracão de zinco, de smoking e maquiado. Edu recebeu as mais honradas homenagens.
        O Zero atual tem como proposta  musical um estilo que atinja um numero maior de pessoas. ''Algo que o RPM começou por aqui e o Roxy Music lá fora. Pop sem concessões - romântico seria ser meloso", explica Guilherme. E, por falar emRPM. até que ponto o sucesso do Zero está ligado à canja no vocal de Paulo Ricardo no hit "Agora Eu Sei''? Athos responde sem titumbear: A musica é sucesso e o Paulo canta nela pelo  mesmo motivo: porque é boa",  "Mas não dá para negar que o Paulo ajudou bastante'', completa Guilherme.
        E assim a banda chegou ao conhecimento público. Por isso uma produção mais apurada e incentivos da gravadora vieram a ajudar os shows seguintes. Para estas apresentações, o Zero ganhou mais três elementos:
Paulo Horácio (ex-Voluntários da Pátria) e Eliane Ribeiro nos backing vocals, e Marcelo Zimherg, que arranca belos solos do sax em algumas intervenções.
Durante os ensaios que antecederam estes shows, camisas, camisetas e calças jeans substituiam o visual new-romantic que veste a banda quando esta sobe ao palco. O guarda-roupa é ditado por Guilherme, assim como as letras e slogans do tipo: "Música para os que sabem beijar e para os que vivem o outro lado da
meia-noite." 
        Ainda durante os ensaios, Eduardo indicava as entradas, as pausas e criticava algumas finalizações. Guilherme, após uma canção, pediu a ele que o deixasse repetir uma estrofe naquela música. ''Depois a gente canta e vê se dá. Vamos para a próxima". No caderninho de letras do vocalista, uma frase saltava aos olhos: - Como é triste ser tão incapaz de amar. 

Bibliografia: Revista Biss - Outubro 1986.



l) FOTOS








m) REPORTAGENS

        

n) LETRAS

1) OS OLHOS FALAM 

Não se esconda atrás de máscaras 
Pra tentar se proteger 
As verdadeiras intenções 
Todos sempre vão saber 
Eu posso ler seus pensamentos 
No brilho do seu olhar 
Os olhos falam, e eu escuto 
Nem tente me enganar 
As estórias que eles contam 
Eu nem podia imaginar 
Todo fogo e a luxúria 
Que você tenta disfarçar 
Mas é fácil compreender 
Que motivos você tem 
É melhor não se arriscar 
Que se iludir com alguém 
Mas você não se basta 
E o que eu posso aconselhar 
É: finja enquanto conseguir 
Pois seu dia vai chegar 
Letra: Guilherme Isnard 
Grupo: Zero 
LP - Passos no Escuro - 1985 
  

2) A LUTA E O PRAZER 

Não há mais lugar 
Pra quem quer viver um grande amor 
Ninguém quer saber de para pra pensar 
Um pouco mais como o coração 
É um mundo estranho e mau 
Bombas que derretem o sal 
E fazem chorar 
Dias sem razão 
Mas se o amor quizer chegar 
Sem pedir licença 
Nos brindar com sua presença 
Você vai lembrar de alguém 
Que cantava há muito tempo essa canção 
A luta e o prazer 
A pura emoção da aventura 
Ninguém quer saber de quem quer 
Viver um grande amor 
Sua classe e o poder de tanto flertar 
Já andam sempre juntos 
Sim esse é um mundo estranho e mau 
Guerra nas estrelas do caos 
Tempos sem razão 
Mas se o amor vier trazer 
A recompensa 
Se chegar sem pedir licença 
Você vai lembrar de alguém 
Que cantou há muito tempo essa canção 
A luta e o prazer 
A vida não tem segredo. 
Letra: Ronaldo Bastos 
Grupo: Zero 
Do LP Carne Humana de 1987 

3)  AGORA EU SEI

HA MUITO TEMPO EU OUVI DIZER
QUE UM HOMEM VINHA PRA NOS MOSTRAR
QUE TODO MUNDO É BOM,
E QUE NINGUÉM É TÃO RUIM

O TEMPO VOA E AGORA EU SEI
QUE SÓ QUISERAM ME ENGANAR
TEM GENTE BOA QUE ME FEZ SOFRER,
TEM GENTE BOA QUE ME FAZ CHORAR

AGORA EU SEI, E POSSO TE CONTAR 
NÃO ACREDITE SE OUVIR TAMBÉM,
QUE ALGUÉM TE AMA
E SEM VOCÊ NÃO CONSEGUE VIVER.

QUEM VIVE MENTE MESMO SEM QUERER
E FERE O OUTRO, NÃO PELO PRAZER 
MAS PELA EVIDENTE RAZÃO ...
SOBREVIVER.

NÃO É POSSÍVEL MAIS IGNORAR
QUE QUEM ME AMA ME FAZ MAL DEMAIS
MAS AINDA É CEDO PRA SABER 
SE ISSO É RUIM OU SE É MUITO BOM

O TEMPO VOA E AGORA EU SEI
QUE SÓ QUISERAM ME ENGANAR
TEM GENTE BOA QUE ME FEZ SOFRER,
TEM GENTE BOA QUE ME FAZ CHORAR

QUEM VE SEU ROSTO SÓ PENSA NO BEM,
QUE VOCÊ PODE FAZER  A QUEM
TIVER A CHANCE
DE TE POSSUIR

MAL SABE ELE COMO E TRISTE TER
AMOR DEMAIS, SEM NADA RECEBER
QUE POSSA COMPENSAR
O QUE ISSO TRAZ DE DOR.

Musica: F. Haiat - G. Isnard
Letra: G. Isnard
Participacao vocal: Paulo Ricardo

4) ALGUM VÍCIO

LETRA o GUILHERME ISNARD
MUSICA o ZERØ

JA E QUASE DE MANHÃ
MEUS OLHOS NAO QUEREM FECHAR
MAS MEU CORPO ESTA DORMINDO
E QUEM ME VÊ PODE ATÉ PENSAR
QUE ALGUMA DROGA
ME DEIXOU ASSIM

NÃO SEI PORQUE VOCE JOGOU EM MIM
ESSE FEITIÇO DE ANJO MAL
ME ALUCINOU COM O BRILHO DE CETIM
DE SEUS CABELOS COR DO SOL

TODO ESSE AMOR
SÓ PRA ME DAR PRAZER, ME ILUMINAR
NEM MESMO ASSIM ESTOU SORRINDO
E QUEM ME VE DEVE IMAGINAR
QUE ALGUM VÍCIO
ME FAZ SOFRER ASSIM

NAO SEI PORQUE

QUEM ME VE
NAO PODE ADIVINHAR
QUE EU ME ENTREGUEI
PRA UMA PAIXAO ASSIM

NAO SEI PORQUE VOCE JOGOU EM MIM 
ESSE FEITIÇO DE ANJO MAU
ME APRISIONOU NESSA PAIXÃO SEM FIM
EM SEUS CABELOS COR DO SOL


5) QUIMERAS

LETRA  GUILHERME ISNARD
MÚSICA ZERO

SEM CAMINHO PRA SEGUIR
NA INCERTEZA DE CHEGAR
QUEM DECIDE POR PARTIR
SÓ PENSA EM PROCURAR
UM FUTURO COM ALGUEM
NÃO IMPORTA O QUE PASSOU
JÁ NEM SE LEMBRA MAIS
QUER É RECOMEÇAR

TANTAS VIDAS PRA VIVER
TENTANDO SE ENCONTRAR
TANTAS COISAS POR FAZER
PRA SE PURIFICAR
NAO CONSIGO MAIS SONHAR
jÀ ME BASTA O QUE VIVI
SOFRENDO AO DESEJAR
QUIMERAS QUE NÃO CONSEGUI

DEUSES DO ALÉM
DUENDES DO AR
ANJOS DO BEM
VÃO TE MOSTRAR UMA LUZZ MAIOR
CAPAZ DE CONVENCER
QUE UM MUNDO BEM MELHOR
EXISTE EM VQCE
SÓ PRO SEU PRAZER

TANTAS VIDAS PRA VIVER ...

DEUSES DO ALÉM ...


UMA LUZ MAIOR
A FORÇA E O PODER
SANGUE E SUOR
DE QUEM TE FEZ VIVER
HOJE EU SEI PORQUE
EU NÃO VOU MAIS FUGIR DE MIM
EU NÃO VOU MAIS FUGIR DE MIM

CORO  NEILA, CHRISTIE EDENISE BLUE


LETRA  GUILHERME ISNARD
MÚSICA  ZERØ

6) SEU PLANETA 

EI VOCE AÍ
QUANDO É QUE VAI SE RESOLVER?
TÁ PENSANDO O QUE?
NÃO TEM MAIS TEMPO DE ESPERAR

EI VOCE AÍ!
ARREGAÇA A MANGA E VEM LUTAR
QUE O SEU PLANETA
CONTA COM VOCE
O SEU PLANETA CONTA COM VOCE

TEM GENTE A FIM DE SE MEXER
TALVEZ ATÉ MAIS DE UM MLHÃO
NÃO SABEM COMO COMEÇAR
QUE TAL CUIDAR DO PRÓPRIO CHÃO 
DO PRÓPRIO CHÃO!

UM MAIS UM E OUTRO MAIS
E TODOS TEM DE ACREDITAR
QUE A FORÇA DESSA MULTIDÃO 
VA POR TUDO EM SEU LUGAR
A BRIGA É SUA E A SUA HORA JÁ!
VEM QUE EU QUERO VER

EI VOCE AÍ
QUANDO É QUE VAI SE RESOLVER?
TÁ PENSANDO O QUE?
NÃO TEM MAIS TEMPO DE ESPERAR

EI VOCE AÍ!
AGORA VEM QUE EU QUERO VER 
O SEU PLANETA
CONTA COM VOCE
O SEU PLANETA CONTA COM VOCE 



CORO:

 NEGRA COMO A NOITE

PRATA HONESTA E FIEL

TRISTE DENISE 


PERCUSSÃO: ALAÓR, CHACAL,MALCOLM

2 comentários:

  1. kd o link de download fera???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas nesse site:
      http://www.4shared.com/folder/CEwVhXJ6/2003-OBRA_COMPLETA.html

      http://www.4shared.com/folder/WbPOOvel/Zero_ao_vivo.html

      http://www.4shared.com/mp3/-uW4Ken1ba/Paulo_Ricardo_e_Zero_-_Agora_E.htm

      Excluir