Translate

terça-feira, 19 de março de 2013

ARTE NO ESCURO

Banda que tinha como vocal Mariele  do Escola de Escândalos, lançou um LP em 1987 com oito músicas. Era bem do estilo do Escola de Escândalos e com ótimas letras e músicas. Atualmente Marielle faz parte de uma banda de Curitiba chamada Cores d' Flores, depois de ter passado pelo Volkana. O LP em vinil do Arte no Escuro é uma raridade é pode ser encontrado em galerias de rock de São Paulo ao preço de R$ 40,00. Suas músicas mais conhecidas são Beije-me cowboy e Na Noite. Na minha opnião Vencidos é uma das melhores. Marielle - Voz/ Paulo Coelho - Guitarra / Pedro Hiena - Baixo / Adriano - Bateria. 


  
Beije-me Cowboy 
Na Noite 
Celebrações 
Entre as aves de rapina 
Vencidos 
Boró 
No fim 
As rosas 


ENCARTE:

A tela prateada e luminosa, o cinema, é arte no escuro. Os movimentos rápidos de um fósforo no escuro, cirando diferentes formas, são uma expressão artística. Mas a Arte no Escuro em forma musical também existe. E é feita no Brasil.

ARTE NO ESCURO é uma de Brasília. Não mais uma banda do que se convencionou chamar "Rock de Brasília". Ela poderia ser de qualquer lugar, pois o trabalho que faz é internacional, só que utiliza o idioma português. O som é inspirado nas melhores bandas "noir"européias, sobretudo inglesas, mas com uma forte dose de personalidade própria e com um estilo e vontade de tocar acima do puramente profissional. Pois se há uma coisa que sobra no ARTE NO ESCURO é vontade e emoção.

E seguindo um conceito dentro do seu estilo, o ARTE NO ESCURO passeia com suas letras por temas abstratos, sombrios, melancólicos, românticos, quase que como num filme expressionista. A música flui perfeita dentro desse clima. E a voz da cantora Marielle é sublime. Ela vaga por entre as músicas criando climas que vão do hipnótico ao emocional. Em Beije-me Cowboy ela cria uma atmosfera erótico-masoquista super forte, e nas outras faixas mantém sempre o ar emocional, junto com a guitarra de Paulo Coelho, o baixo de Pedro Hiena e a bateria de Adriano. Somados, voz e instrumentos, eles formam o corpo e a alma do ARTE NO ESCURO. Mas além dos quatro integrantes a banda teve a participação  de Lui (o mesmo do Passo), co-autor de quatro letras das oito músicas que compõem esse elepê de estréia.

Um coisa muito peculiar aos que são de Brasília é a unidade, o companheirismo, esse ar de uma única grande turma, onde um está sempre à disposição do outro para uma mãozinha. Esse foi o caso de Gutje, o baterista do Plebe Rude, que assina a produção ao lado de Mayrton Bahia. Gutje  assegurou a boa tradução das idéias do grupo para o vinil e o resultado final foi muito bom. Outros amigos de outros grupos também compareceram no disco, como Cascão e Débora, do Detrito Federal, na faixa Entre Aves de Rapina.

Agora é a vez de todo país conhecer a arte do ARTE NO ESCURO e perceber que por trás das sombras se esconde muita poesia... e dor.

Tom Leão (Retirado do encarte do LP Arte no Escuro, de 1987) 
  









Primeiro Release / DESENHOS DO LUI 








Participam da coletânea Pop Rock para Sempre  da EMI em 2001 com a música BEIJE-ME COWBOY.


CD CORES D FLORES - ATUAL BANDA DE MARIELE LOYOLA


Achados e perditos
maças
como é
filme
noia


CD BELAS NOITES

Nada por acaso
movimentos
filme
achados e perdidos
tanto faz
maças
belas noites
com cores de flores
como é
palavra dita
vácuo
filme(remix)
filme (remex 2 por Mac Lowen)


LETRAS do ARTE NO ESCURO

  
ENTRE AS AVES DE RAPINA 
  
Calculando 
Recolhendo olhares 
tento logo me extinguir 
eh eh 
tudo está perdido 
não nos resta emoção 
ter grandes sonhos ideais 
se sentido como mero ar 
sao grandes sonhos ideais 
bem que existe neles emoção 
alguém passa 
pela minha frente 
e eu não posso admitir 
que tudo está perdido 
que tudo está 
  

AS ROSAS 
  
A rosa da noite 
exala o quarto 
o perfume 
no escuro 
contrai seu corpo 
entrego o meu corpo 
aos seus cuidados, aos seus amores 
roubados de outros 
rosas da escuridão 
espero com calma 
a conclusão 
de algo me parece 
ser irreal 
com choque vindo dos céus 
pela fatalidade das emoções 
rosas da escuridão 
rosas da escuridão 
a rosa da noite 
e os nossos corpos, desejos 
dor, safisfação 
rosas da escuridão 
  
BORÓ 
  
Alegria ilusão 
corpos pelas ruas 
pedras na mão 
podres crianças 
bocas com fome 
todas elas amam 
todas elas chamam 
todas elas clamam 
todas elas gritam 
todas elas amam 
todas elas amam 
todas elas chamam 
automóveis clamam 
bicicletas chamam 
caminhões choram 
contra-mão 
no escuro 
no futuro 
todas elas amam 
todas elas chamam 
todas elas clamam 
todas elas dançam 
todas elas amam 
todas elas chamam 
alegria ilusão 
corpos pelas ruas 
pedras na mão 
podres crianças 
bocas com fome 
todas elas amam 
todas elas chamam 
todas elas clamam 
todas elas gritam 
todas elas amam 
todas elas amam 
todas elas chamam 
alegria 
  
BEIJE-ME COWBOY 
  
Quebre meus ossos 
preste atenção 
ame-me 
beije-me cowboy 
corte seus pulsos 
rasgue suas pernas 
beije minha boca 
beije-me cowboy 
olhe esses quartos 
tapetes sujos 
e as janelas 
vidros quebrados 
olhe aqueles olhos 
aqueles olhos negros 
e no espelho 
no espelho teu corpo vejo 
as paredes brancas 
espere por mim 
espere 
espere por mim 
prostitutas 
travestis 
face a face 
beije-me cowboy 
raspe suas pernas 
pegue meu quadril 
ame-me 
beije-me cowboy 
ame-me, beije-me 
ame-me, mas puxe o gatilho 
  
VENCIDOS 
  
Em copos sujos se afoga a ira 
e os lamentos saem do coração 
acaba o morto o que não poderia 
é tão rico o mundo da ilusão 
ah ah ah ah 
ah ah ah ah 
esqueço as luzes 
esqueço as luzes 
prefiro os meus sonhos 
prefiro os meus sonhos 
eles possuem 
eles possuem 
o que desejo há tanto 
o que sente a dor no coração dos homens 
na dor dos vencidos nas mesas do bar 
olho a olho no teto do quarto 
eu e os meus sonhos corremos o ar 
olho a olho e os copos tão sujos 
e a dor dos vencidos nas mesas do bar 
e a dor dos vencidos 
e a dor dos vencidos 
  
  
NO FIM 
  
Com o pouco que tenho 
não esperava o meu fim 
com o pouco que tenho 
o tempo mudou 
no meu coração 
espero o dia 
talvez seja feliz 
enquanto não chega o fim 
o fim 
no fim dos sonhos 
no fim do amor 
no fim de tudo 
não me abraçou 
rejeitou meus braços 
minha vontade 
rejeitou o pouco 
da minha idade 
no fim dos sonhos 
no fim do amor 
no fim de tudo 
não me abraçou 
espero o fim 
espero a hora 
esqueço o mal 
que irei passar 
esqueço tudo 
só vejo o tempo 
só vejo o tempo 
passar 
  
    NA NOITE 
  
Tarde baixa 
meia luz 
as cores passam 
a luz já se foi 
  
o que será depois 
o que fazer 
o que será depois 
na noite 
na noite 
um instante que se foi 
luzes negras 
nossas almas 
um romance 
nossos olhos 
na noite 
um instante 
que se foi 
o que fazer 
o que será depois 
na noite 
na noite 
o que fazer depois 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário